
O mundo digital vem sendo cada vez mais presente em nossas vidas e da mesma maneira que vem mudando nosso comportamento pessoal, o mundo business vem sendo também influenciado e sofrendo profundas mudanças em seu processo.
Pesquisas apontam que o comercio eletrônico no Brasil cresce em média 12% ao ano e deve dobrar de tamanho até 2021, isso acontece ao mesmo tempo que o mundo digital e a evolução da comunicação interferem e transformam o comportamento humano de forma radical. Isso vale tanto para a compra e negócios no mundo digital quanto para demais atividades como entrevista de emprego, análise sobre um candidato.
No campo dos negócios apesar de crescente o volume de negócios online, pesquisas ainda apontam uma diferença no comportamento de consumo dos brasileiros em relação aos europeus e asiáticos, aqui somos um público que pesquisa muito pela internet porém ainda não abre mão de ir a uma loja física para fechar a compra ou retirar o produto. Isso se deve talvez pela ainda insegurança na veracidade das informações e a falta uma política clara de troca ou devolução com já existe na Europa e EUA.
Além da mudança no perfil de compra das pessoas para uma plataforma online estamos vendo movimentos também nas lojas físicas contando com a tecnologia, por exemplo a Amazon e a Apple lançara recentemente suas lojas sem atendente, ou seja, o consumidor precisar ter apenas um pré-cadastro com seu cartão de crédito para entrar na loja, pegar e lançar o produto e depois disso sair.
Outra mudança que a tecnologia e mundo digital proporcional é na maneira de relacionamento e trabalho, por exemplo, em um passado recente um candidato a emprego deixava seu CV na empresa e isso bastava, hoje não mais. Empresas vem cada vez mais complementando o perfil do candidato com análise de seu comportamento e sua através das redes sociais.
Esta ligação é tão real que não passa mais despercebidos, um exemplo recente foram os brasileiro que postaram um vídeos na copa da do mundo no qual humilham uma mulher que não entendia português. Alguns deles foram demitidos e até mesmo a empresa no qual um deles trabalhava emitiu nota se desculpando, ou seja, não importa se ele é um bom executivo se quando está fora da empresa e nas redes sociais tem comportamento comprometedor. Isso não dá mais para separar, você é um só, na empresa e na sua vida pessoal.
Voltar